Segunda Edição do Prêmio - 2006

edicao2006

Entrega do prêmio aos vencedores da 2ª edição do Prêmio Milton Santos, em 5 de dezembro de 2006

Gestão de instituição de ensino superior
Antônio Carbonari Netto


antonio carbonari netto

Antonio Carbonari Netto graduou-se em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É mestre em Administração Educacional pela Wisconsin International University e mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Iniciou sua carreira de professor universitário em Itatiba, SP, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e na Faculdade de Engenharia Industrial e Civil, hoje unidades da Universidade São Francisco. Nesta instituição ocupou os cargos de secretário geral e pró-reitor acadêmico. Em 1990, foi designado Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo de onde, após três anos, saiu para assumir o cargo de vice-prefeito municipal de Itatiba. Recebeu inúmeros títulos dentre os quais se destacam: Educador Emérito da Universidade São Francisco e Doutor Honoris Causa pela Universidade Potiguar, Natal, RN. É autor de oito livros didáticos na área da Matemática e de inúmeros artigos sobre Matemática, Administração e Gestão Acadêmica. Ocupa atualmente os cargos de: reitor do Centro Universitário Anhangüera; diretor do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp); vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); vice-presidente da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) e vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi).

 

 

 

Desempenho Político
Átila Freitas Lira

atila freitas lira

Átila Freitas Lira diplomou-se em Economia e Administração de Empresas na Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduou- se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Homem de sensibilidade, irrequieto, comprometido com as causas sociais e realizador, Átila Lira tem prestado relevantes serviços ao desenvolvimento do seu Estado e ao Brasil. Na história político-profissional de Átila Lira, a educação em todos os níveis surge como uma bandeira de luta, tornando-o conhecido no meio acadêmico pelo desempenho ético e competente. Átila recebeu várias honrarias dentre as quais o Prêmio Nacional do MEC de Educação “Esforço dos Estados no Desenvolvimento da Educação Básica”, em 1994. Como Deputado Federal, reeleito em 2006 para o quinto mandato, mantém a mesma postura aguerrida que tem marcado sua atuação em diversas comissões. Atualmente faz parte da Comissão de Educação, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Reforma da Educação Superior (PL 7.200/2006).

 

 

 

 

Gestão Empresarial
José Roberto Marinho


jose roberto marinho

José Roberto Marinho graduou-se em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Começou a sua vida profissional em 1972, como repórter do Jornal O Globo. Em 1981, passou à função de editorassistente. Em maio de 1983, foi designado para o cargo de subchefe da Redação, no qual permaneceu até maio de 1984. Neste ano, deixou o jornal para ocupar o cargo de Diretor de Programação de FM do Sistema Globo de Rádio, onde mais tarde ocupou os cargos de Diretor-Geral e Vice-Presidente. Durante seis anos (1992 a 1998), dedicou-se ao Instituto Acqua, entidade voltada para a preservação dos recursos hídricos. Atualmente, é Vice-Presidente de Responsabilidade Social das Organizações Globo e Presidente da Fundação Roberto Marinho, onde lidera uma equipe de educadores e de outros profissionais responsáveis, por importantes projetos na área da educação tais como: Telecurso 2000, Tecendo o Saber; Multicurso Matemática e TV Futura, canal de televisão, 24 horas no ar, que reúne conteúdo educativo  e cultural em forma de entretenimento.


Imprimir   Email