ABMES homenageia nomes importantes para a educação brasileira em entrega do Prêmio Milton Santos

A manhã da terça-feira, 4 de dezembro, foi de homenagens e emoções em Brasília. A cerimônia de entrega do Prêmio Milton Santos de Educação Superior, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), reconheceu a contribuição de personalidades de grande relevância para o setor educacional.

Os vencedores da 5ª edição do prêmio foram o senador Cristovam Buarque, na categoria Desempenho Político; o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, por Gestão de Instituição de Ensino Superior, e o professor José Janguiê Bezerra Diniz, por Gestão Empresarial. Excepcionalmente neste ano, o Prêmio Milton Santos contemplou ainda a categoria Personalidade de Destaque na Sociedade Civil, conforme prevê o regulamento. O agraciado foi o ministro Carlos Augusto Ayres Britto.

Gabriel Mario Rodrigues, presidente da ABMES, elogiou a atuação de cada um dos vencedores à frente de suas funções. “São todos boa gente!”, dinamizou Gabriel, ao destacar o fato de os premiados serem, coincidentemente, todos nordestinos.Ao entregar o troféu para o Ministro Ayres Britto, o presidente da ABMES fez questão de agradecê-lo pelo trabalho que desempenhou no período em que esteve à frente do Supremo Tribunal Federal (STF). “Um grande serviço para todos nós”, enfatizou. Ayres Britto elogiou a escolha do geógrafo Milton Santos para batismo do prêmio. “É uma grande alegria receber um prêmio que leva o nome do professor Milton Santos, um exemplo de engajamento social para todos nós”. E agradeceu: “Meu obrigado a essa seleta e ímpar plateia. Aos meus colegas queridos, nordestinos, e ao professor Gabriel, sempre tão cordial”.

Cristovam Buarque, a quem Gabriel Rodrigues chamou de “sonhador da educação”, foi destacado pelo serviço prestado. “Este homem fez com que a educação fosse percebida no Brasil. Só depois da entrada dele na política brasileira é que as coisas começaram a acontecer na área. Reitor da UnB, a pauta da vida profissional dele, hoje senador, é a educação”, afirmou o presidente.

O Senador agradeceu as palavras de Gabriel, e disse que a homenagem tornou seu dia “especial”. “Tenho muito carinho pela entidade e me emociono em receber um prêmio ao lado, principalmente, do ministro Ayres Britto”, exaltou Cristovam, que citou a coragem do ministro em lidar com determinados temas, em especial sobre o piso salarial dos professores. “Ele provou que o interesse social está acima do pessoal. E isso não é elogio, é uma constatação”, garantiu. O senador ainda elogiou o design do troféu que recebera. “É uma escultura tão bela que, mesmo se não fosse um prêmio, estaria na minha estante. Imaginem sendo um prêmio como esse”, comentou.

“Janguiê é o mais pragmático dos vencedores. Em 10 anos, ele criou um dos complexos educacionais de maior respeito nacional”, disparou Gabriel Rodrigues sobre o vencedor da categoria Gestão Empresarial. O fundador e sócio majoritário do Grupo Ser Educacional se disse honrado e envaidecido por receber um prêmio ao lado de pessoas que julga tão importantes para a sociedade. Ele agradeceu à ABMES pela homenagem e ressaltou pontos de vistas em comum com a entidade: “Acreditamos na educação como principal caminho para o desenvolvimento do país”, concluiu o professor.

O presidente da ABMES elogiou também Jouberto Uchôa pelo trabalho sempre executado com excelência para o setor educacional, e complementou: “Uchôa é vencedor por ser um lutador. Como bom nordestino, sempre foi articulado e com boas relações”. Reitor de uma das maiores instituições de ensino do estado de Sergipe, a Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa emocionou a plateia em seu discurso de agradecimento. Ex-tecelão – o primeiro do estado, como gosta de dizer –, Uchôa também foi servente, secretário e professor antes de chegar ao posto em que ocupa atualmente. “Por tudo que já passei é que me orgulho muito de hoje estar aqui para receber esse prêmio, ainda mais ao lado de pessoas tão ilustres e que admiro tanto”, enfatizou. Uchôa dedicou o prêmio à esposa, Amélia, a quem chama de “mulher de verdade”, como na música de Mário Lago. A declaração foi acompanhada de buquê de rosas vermelhas.

Milton Santos

Criado em 2004 pela ABMES, o Prêmio Milton Santos de Educação Superior presta uma homenagem póstuma ao professor de geografia nacionalmente conhecido, Milton de Almeida Santos. De sorriso expressivo, o professor é “um exemplo de engajamento social para todos nós”, diz o ministro Ayres Britto. Em anos de ditadura, na década de 1970, Santos foi perseguido pelos órgãos de repressão e obrigado a ficar 13 anos exilado em diversos países. Lecionou em universidades da França, Canadá, Estados Unidos, Peru e Venezuela. Em 1994, Santos recebeu o Prêmio Vautrin Lud, conferido por universidades de 50 países. Milton Santos morreu em 2001. Ele era professor emérito da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo.


Imprimir   Email