ABMES anuncia vencedores da 8ª edição do Prêmio Milton Santos

Em reunião realizada nesta terça-feira (11/09), em Brasília/DF, os membros da diretoria da ABMES deliberaram sobre o resultado da 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. A condecoração foi instituída em 2004 como forma de reconhecer o mérito de personalidades que contribuem para o engrandecimento e aprimoramento da educação superior no Brasil.

MS vencedor edgard larryNa categoria “Administração de Instituições de Educação Superior”, com uma expressiva votação do público, o vencedor foi o diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Edgard Larry. Advogado, especialista em Direitos Novos – Direitos Emergentes e Direito Processual, mestre em Gestão de Organizações Aprendentes e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Larry é atual presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Faculdades (Abrafi), membro da diretoria da ABMES e do Conselho Municipal de Educação de Vitória da Conquista/BA.  

MS vencedor carlos degasO presidente da Adtalem Educacional do Brasil, Carlos Alberto Guerra Filgueiras, conhecido como Degas, venceu na categoria “Gestão empresarial”.  Formado em engenharia, possui MBA em Stanford, nos EUA. O grupo norte-americano Adtalem Global Education é dono do Ibmec e de outras 17 outras instituições de educação superior distribuídas pelo território nacional. Foi eleito em 2016 como um dos melhores executivos do Brasil pela revista Forbes Brasil.   

 

MS vencedor maria fini MS vencedor paulo baroneJá na categoria “Desempenho na Área Política”, houve um empate no número de votos entre Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Paulo Barone, secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). A diretoria da ABMES deliberou por premiar ambos. Maria Inês Fini é doutora em Educação e especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional. Desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala. Paulo Barone É professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora e especialista em estrutura eletrônica de moléculas bioativas e de nanodispositivos. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), presidiu a Câmara de Educação Superior entre 2008 e 2010.

Etapas

Os concorrentes foram indicados por associados da ABMES e, após validação dos nomes, o público geral votou para eleger os favoritos de cada categoria. No total, a premiação contou com mais de 8 mil votos válidos. Por fim, os finalistas foram levados para apreciação em reunião da diretoria e associados da Associação.

A cerimônia de entrega do prêmio, constituído de troféu e diploma, será realizada no dia 4 de dezembro, na sede da ABMES.


Imprimir   Email