Votação

Está aberto, até o dia 31 de agosto, o período para votação pública da 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior.

Os nomes que estão concorrendo foram indicados por Associados ABMES e deliberados pela diretoria da entidade.

A iniciativa, que reconhece o mérito de quem contribui para o engrandecimento e aprimoramento da educação superior no Brasil, é dividida em três categorias: administração de instituições de ensino superior, desempenho na área política e gestão empresarial.

Adminstração de IES | Desempenho a Área Política | Gestão Empresarial 


Administração de IES 

  • Edgard Larry 
    Diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR); advogado; membro da Academia Conquistense de Letras; professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e presidente do Conselho Municipal de Educação de Vitória da Conquista/ BA. Larry é especialista em Direitos Novos – Direitos Emergentes e Direito Processual, mestre em Gestão de Organizações Aprendentes e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais.

  • Getúlio Américo
    Reitor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). É advogado e administrador de empresas. Integra o Colegiado da Presidência da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU) e o Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Em 2012, foi condecorado com a Medalha Mérito Candango e, em 2010, com a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek.

  • Hiran Costa Rabelo
    Reitor do Centro Universitário Atenas (UniAtenas), em Paracatu/MG, sócio administrador do Grupo Atenas e membro da diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Trabalha no ramo educacional desde os 22 anos e foi agraciado com a Medalha Mérito Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais. Graduado em Engenharia Agronômica e especialista em Gestão de Empresas.

  • José Wilson dos Santos
    Presidente e idealizador da Rede de Ensino AGES. Reitor do Centro Universitário UniAGES, em Paripiranga/BA.  É diretor do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames) e membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Graduado em Letras, pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais, possui MBA em Gestão Acadêmica e Universitária. Vivências em Programas de Formação Permanente em Métodos Ativos de Ensino e participação em Missões Técnicas Internacionais, com visitas a 26 países de 5 continentes e 142 Instituições de Ensino.

 


Desempenho na Área Política

  • Caio Nárcio 
    Deputado Federal eleito pelo estado de Minas Gerais/MG. É graduado em Ciências Sociais, aos 30 anos de idade (2017), o parlamentar assumiu a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados depois de já ter sido presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUC-MG e do Conselho Universitário de Minas Gerais, além de presidente da Juventude Estadual do PSDB. Desde que assumiu como deputado federal, em 2015, Caio Narcio tem se dedicado à área da educação.

  • Izalci Lucas
    Deputado Federal eleito pelo Distrito Federal e presidente da Executiva do PSDB no DF. Começou na política em 2002, quando foi eleito deputado distrital e em seguida convidado a assumir a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia ficando à frente da pasta até 2009. Em 2010 foi eleito deputado federal e reeleito em 2014. Liderou pelo seu partido a luta vitoriosa para a destinação de 10% do PIB para a Educação.

  • Maria Inês Fini
    Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde atuou como diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do Enem e do Encceja, e foi diretora do PISA no Brasil. Doutora em Educação e especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional. Desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala.

  • Paulo Barone
    Secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Graduado em Engenharia Elétrica e mestre e doutor em Física. É professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG) e especialista em estrutura eletrônica de moléculas bioativas e de nanodispositivos. Tem experiência em gestão e avaliação educacionais e outros temas em educação superior. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), presidiu a Câmara de Educação Superior entre 2008 e 2010.

  • Fernando Haddad
    Professor da Universidade de São Paulo (USP), ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo eleito para o mandato 2013-2016. O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi um projeto criado durante a gestão de Haddad no Ministério da Educação (MEC). Graduado em Direito, mestre em Economia com especialização em economia e doutor em Filosofia.

 

 


Gestão Empresarial

  • Daniel Castanho 
    Presidente da Ânima Educação, grupo empresarial educacional paulista fundado em 2003, que, entre outras conquistas, figurou entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa Great Place to Work (GPTW/Revista Época), é também vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Graduado em Administração de Empresas, estudou na Harvard Business School, em Boston, nos Estados Unidos. Com espírito empreendedor, já na faculdade abriu uma franquia da Subway, foi sócio de restaurantes e diversas outras empresas “ponto.com”. Professor desde os 18 anos de idade.

  • Marcelo Churce
    Formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Marketing, é fundador e presidente do projeto Linha Direta, criado em 1997 com o objetivo de representar os interesses e agregar valor às instituições de ensino. Após identificar demandas do setor educacional, são desenvolvidos projetos, produtos e serviços que contribuem para o aprimoramento da educação no Brasil. A Revista Linha Direta, publicação mensal do projeto, tem hoje uma tiragem de 15 mil exemplares, distribuídos por todo o país.

  • Pedro Thompson
    CEO da Universidade Estácio, assumiu o cargo em 2016, 15 dias após os acionistas da empresa aprovarem a fusão da companhia com a Kroton. É profissional da área financeira e exerceu o cargo de diretor executivo na PDG Realty e da área financeira de private equity do BTG Pactual, onde cuidou a área de finanças da varejista Leader. Formado em administração e especialista em gestão pela Harvard Business School.

  • Laércio Consentino
    CEO e idealizador da Totvs, companhia brasileira de desenvolvimento de software, a maior da América Latina. É Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), membro do Conselho Administrativo do Instituto Empreender Endeavor, presidente do conselho da Mendelics e membro do Conselho da BM&FBovespa. Sua formação acadêmica é em Engenharia Elétrica.

  • Carlos Alberto Guerra Filgueiras - "Degas"
    CEO da Devry, grupo norte-americano que no Brasil é dono do Ibmec e de 15 outras instituições de ensino, foi eleito em 2016 como um dos melhores executivos do Brasil pela revista Forbes. Foi um dos fundadores da Faculdades Nordestes S/A (FANOR), é formado em engenharia e possui MBA em Stanford, nos EUA.

 

 

 


Imprimir   Email