Quarta Edição do Prêmio - 2010

Gestão de Instituição de Educação Superior
PE. DÉCIO BATISTA TEIXEIRA

pe decio p

Pe. Décio Batista Teixeira, nascido na cidade de Bom Despacho, MG no dia 07 de maio de 1928, é Licenciado em Pedagogia e Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal, Lorena/SP; Mestre em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana – Roma/Itália; Mestre em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia Salesiana – Roma/Itália. Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Brasília (2003) e de Cidadão Honorário de Brasília. 
Ocupou os cargos de: Secretário-Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB (1968-1971); Procurador-Geral da Congregação Salesiana junto ao Vaticano-Roma (1972-1977); Consultor Jurídico no Vaticano – Sagrada Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares (1973-1983); Membro da Comissão Internacional de Coordenação das Conferências Nacionais e Continentais dos Religiosos – Vaticano (1976-1977); Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos no Brasil Rio de Janeiro/RJ (1977-1983); Reitor da Universidade Católica de Brasília – DF (1995-1999); Diretor Geral da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (1992-2007); Diretor Administrativo da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp (1999 até o presente momento); Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal (2001-2005); Diretor-Presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura – Ubec (2008 até o presente momento).

 

 

Desempenho Político
MARISA SERRANO

marisa serrano p

Marisa Serrano nasceu em 21 de junho de 1947 de Bela Vista no estado de Mato Grosso do Sul.
Formada em Letras e Pedagogia, ocupou os cargos de professora, supervisora, diretora de escola, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande e Secretária Estadual de Educação. Além disso, dirigiu a Delegacia do Ministério da Educação – MEC.
Entrou na política em 1977, tendo sido eleita vereadora mais votada em Campo Grande. Em 1994 elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 1998.
Atuante na questão de gênero, Marisa foi eleita Presidente do Secretariado Nacional do PSDB/Mulher 2002 e reeleita em 2003, promovendo diversos projetos visando a garantir a participação igualitária da mulher na política partidária.
De 1999 a 2001 foi membro da Executiva Nacional do PSDB e de 2000 a 2004 ocupou a Presidência do Diretório Estadual do PSDB em Mato Grosso do Sul, fortalecendo o partido e ampliando a participação das mulheres no diretório estadual e municipais.
Em 2006 tornou-se a primeira mulher a se eleger para uma cadeira do Senado em Mato Grosso do Sul, com mandato até 2015.
Atualmente, Marisa é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Também é membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, e da Comissão de Assuntos Sociais. Ela é também vice-presidente do diretório Nacional do PSDB.
Ao longo de 40 anos de vida pública, teve a educação como mote principal da sua carreira profissional e política.

 

Gestão Empresarial
MOZART NEVES

mozart neves p

Mozart Neves ramos nasceu em 26 de maio de 1955 na cidade de Recife/PE.
Doutor em Química pela Universidade de Campinas – Unicamp, com pós-doutoramento em Química pela Politécnica de Milão. Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco em dois períodos (1996-1999 e 2000-2003) e Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006). Também foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, em 2002, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação – Consed, em 2006, Presidente-Executivo do movimento Todos Pela Educação (jan/2007 – jul/2010). É autor do livro "Educação Sustentável" (Ed. Altana). Mozart acredita que a educação sustentável é o vetor resultante entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, Mozart definiu a sustentabilidade como a capacidade das pessoas de transformarem riqueza em qualidade de vida, e afirmou que o principal desafio da educação nacional é a aprendizagem do aluno.
Atualmente é membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e conselheiro do movimento Todos Pela Educação, motivado pela oportunidade de contribuir com a conquista de uma Educação de qualidade para todas as crianças e todos os jovens brasileiros. Professor da Universidade Federal de Pernambuco e trabalha na área de química teórica com ênfase no estudo de complexos de hidrogênio utilizando métodos quânticos computacionais.