Sexta Edição do Prêmio - 2014

Administração de Instituições de Ensino Superior
Débora Andrade Guerra

debora andrade guerra

Débora Cristina Brettas Andrade Guerra é de Itabira, Minas Gerais/MG, e nasceu em 27 de abril de 1977. Pós-graduada em Gestão Universitária, atua na Educação Superior há 15 anos. Participou do Programa de Desenvolvimento de Acionistas da Fundação Dom Cabral e de Seminários Internacionais de Inovação Acadêmica em Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Olin College. É diretora geral do Grupo FACEB Educação, que atua no ensino superior, educação a distância e cursos preparatórios para concursos. Participa do Primeiro Consórcio de Instituições de Ensino Superior do Brasil para Capacitação de Professores em Metodologias Inovadoras. A primeira Sala de Aprendizagem Ativa do Brasil foi idealizada em uma das IES do Grupo que dirige. É superintendente geral da UNIPAC, uma das maiores instituições de ensino de Minas Gerais com cerca de 40.000 alunos. É também membro titular do Conselho Fiscal da Diretoria da ABMES. Em 2011, foi palestrante do Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), realizado em São Paulo. Participou com artigo publicado no livro “A Liderança na Educação Superior - Os Desafios dos Líderes na Dinâmica do Ensino Privado”, lançado em setembro de 2012. Ganhou em 2013 o Prêmio Mulher Influente de Minas Gerais.

 

Desempenho na Área Política
Henrique Paim

henrique paim

José Henrique Paim Fernandes nasceu em Porto Alegre/RS em 2 de junho de 1966. Formado em economia e pós-graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor de economia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), licenciado, e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atuou de 1988 a 1994 como analista de projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). Nos anos seguintes, de 1995 até 2000, foi secretário municipal de captação de recursos e cooperação internacional de Porto Alegre. Em 2001, exerceu o cargo de coordenador de relações internacionais da prefeitura da cidade. Foi nomeado secretário estadual de coordenação e planejamento do Rio Grande do Sul em 2002. Sua trajetória na administração federal se inicia em 2003, quando assumiu o cargo de subsecretário da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Exerceu ainda a função de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 2004 a 2006, quando passou a ocupar o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC). No dia 3 de fevereiro de 2014, tomou posse como ministro da Educação.

 

Gestão Empresarial
Rodrigo Galindo

rodrigo galindo

Rodrigo Calvo Galindo é graduado em Direito e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua na gestão de instituições de educação há mais de 22 anos. Foi pró-reitor administrativo da Universidade de Cuiabá (UNIC) e responsável pelo credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Foi CEO (Chief Executive Officer) do Grupo Educacional IUNI, com mais de 50 mil alunos no ensino superior e atuação em seis estados brasileiros. Atuou como diretor de Operações e diretor de Ensino Superior da Kroton. Atualmente, é CEO do Grupo Kroton Educacional, maior instituição de educação do mundo (em valor de mercado), com mais de 1 milhão de alunos e 37 mil colaboradores. É autor da dissertação "Políticas Públicas de Avaliação: análise crítica do modelo e perspectiva das associações representativas" e co-autor do livro "Políticas Públicas de Avaliação". Recebeu o prêmio de Melhor desempenho em relações com investidores por um CEO no IR Magazine em 2012 e 2013. Pelo Institutional Investor, recebeu o prêmio de Best CEO em 2012, 2013 e 2014. Foi premiado ainda pelo Valor Econômico, em 2014, como Executivo de Valor no setor de Educação e Empresa de Valor.