Quarta Edição do Prêmio - 2010

Gestão de Instituição de Educação Superior
PE. Décio Batista Teixeira 

decio batista teixeira

Pe. Décio Batista Teixeira, nascido na cidade de Bom Despacho, MG no dia 07 de maio de 1928, é Licenciado em Pedagogia e Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal, Lorena/SP; Mestre em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana – Roma/Itália; Mestre em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia Salesiana – Roma/Itália. Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Brasília (2003) e de Cidadão Honorário de Brasília. Ocupou os cargos de: Secretário-Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB (1968-1971); Procurador-Geral da Congregação Salesiana junto ao Vaticano-Roma (1972-1977); Consultor Jurídico no Vaticano – Sagrada Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares (1973-1983); Membro da Comissão Internacional de Coordenação das Conferências Nacionais e Continentais dos Religiosos – Vaticano (1976-1977); Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos no Brasil Rio de Janeiro/RJ (1977-1983); Reitor da Universidade Católica de Brasília – DF (1995-1999); Diretor Geral da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (1992-2007); Diretor Administrativo da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp (1999 até o presente momento); Presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal (2001-2005); Diretor-Presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura – Ubec (2008 até o presente momento).

 
 

 

 

Desempenho Político
Marisa Serrano

marisa serrano

Marisa Serrano nasceu em 21 de junho de 1947 de Bela Vista no estado de Mato Grosso do Sul. Formada em Letras e Pedagogia, ocupou os cargos de professora, supervisora, diretora de escola, Secretária Municipal de Educação de Campo Grande e Secretária Estadual de Educação. Além disso, dirigiu a Delegacia do Ministério da Educação – MEC. Entrou na política em 1977, tendo sido eleita vereadora mais votada em Campo Grande. Em 1994 elegeu-se deputada federal, sendo reeleita em 1998. Atuante na questão de gênero, Marisa foi eleita Presidente do Secretariado Nacional do PSDB/Mulher 2002 e reeleita em 2003, promovendo diversos projetos visando a garantir a participação igualitária da mulher na política partidária. De 1999 a 2001 foi membro da Executiva Nacional do PSDB e de 2000 a 2004 ocupou a Presidência do Diretório Estadual do PSDB em Mato Grosso do Sul, fortalecendo o partido e ampliando a participação das mulheres no diretório estadual e municipais. Em 2006 tornou-se a primeira mulher a se eleger para uma cadeira do Senado em Mato Grosso do Sul, com mandato até 2015. Atualmente, Marisa é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Também é membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, e da Comissão de Assuntos Sociais. Ela é também vice-presidente do diretório Nacional do PSDB. Ao longo de 40 anos de vida pública, teve a educação como mote principal da sua carreira profissional e política.

 

Gestão Empresarial
Mozart Neves

mozart neves

Mozart Neves ramos nasceu em 26 de maio de 1955 na cidade de Recife/PE.Doutor em Química pela Universidade de Campinas – Unicamp, com pós-doutoramento em Química pela Politécnica de Milão. Foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco em dois períodos (1996-1999 e 2000-2003) e Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006). Também foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, em 2002, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação – Consed, em 2006, Presidente-Executivo do movimento Todos Pela Educação (jan/2007 – jul/2010). É autor do livro "Educação Sustentável" (Ed. Altana). Mozart acredita que a educação sustentável é o vetor resultante entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, Mozart definiu a sustentabilidade como a capacidade das pessoas de transformarem riqueza em qualidade de vida, e afirmou que o principal desafio da educação nacional é a aprendizagem do aluno. Atualmente é membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e conselheiro do movimento Todos Pela Educação, motivado pela oportunidade de contribuir com a conquista de uma Educação de qualidade para todas as crianças e todos os jovens brasileiros. Professor da Universidade Federal de Pernambuco e trabalha na área de química teórica com ênfase no estudo de complexos de hidrogênio utilizando métodos quânticos computacionais.