Aberto prazo de indicação para a 8ª edição do Prêmio Milton Santos

Do dia 7 de maio a 25 de junho, associados ABMES podem indicar mantenedores, professores, pesquisadores, empresários e políticos, entre outras personalidades, com atuação reconhecida na área educacional para concorrer na 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. 

A iniciativa, que reconhece o mérito de quem contribui para o engrandecimento e aprimoramento da educação superior no Brasil, é dividida em três categorias: administração de instituições de ensino superior, desempenho na área política e gestão empresarial.

As indicações devem ser feitas por meio deste formulário e é obrigatória a inclusão de um mini currículo que qualifique o indicado a concorrer ao Prêmio na categoria assinalada. Não serão aceitas indicações post mortem.

Segunda etapa
Finalizado o primeiro prazo, a ABMES analisará o perfil dos recomendados para validação dos nomes por categoria.  Após a deliberação da Associação, será aberta a votação pública. Do dia 2 de julho a 31 de agosto, quaisquer membros da comunidade, ligados ou não a instituições associadas à ABMES, poderá votar no seu candidato preferido para o Prêmio. 

Os três candidatos mais votados em cada categoria passarão a configurar o rol de finalistas.

Resultado 
A escolha dos vencedores será feita em reunião da diretoria da ABMES, com data prevista para setembro de 2018, e o resultado será divulgado nos canais de comunicação da Associação e por meio de ofício aos vencedores. A data de entrega do Prêmio será informada posteriormente, de acordo com o calendário anual de atividades da Associação.

Edição anterior
A 7ª edição do Prêmio Milton Santos, ocorrida em 2016, reconheceu o trabalho de Paulo Antonio Gomes Cardim, na categoria “Administração de Instituições de Ensino Superior”; Wilson de Matos Silva, por seu “Desempenho na Área Política”; e Hermes Ferreira Figueiredo, na categoria “Gestão Empresarial”.

O Prêmio
O Prêmio Milton Santos de Educação Superior foi instituído pela ABMES, em dezembro de 2004, e concede troféu e diploma a cada dois anos, a três personalidades – uma em cada categoria. 

O geógrafo Milton Santos – que dá nome ao Prêmio – era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Sua vasta obra, ainda pouco conhecida e estudada no Brasil, revoluciona não apenas a Geografia mas as ciências humanas e sociais. Com sua genial conceituação do espaço geográfico, Milton ofereceu a possibilidade de se compreender a totalidade do mundo. Abordou, como ninguém, a problemática da urbanização no Terceiro Mundo, a teoria e a metodologia geográficas, temas sobre os quais publicou mais de quarenta livros e cerca de 300 artigos, traduzidos para o espanhol, francês, inglês e japonês. Ensinou em diversas universidades na Europa, África, América do Sul e América do Norte.